terça-feira, 19 de março de 2013

Gastronomia e Jornalismo Cultural



Por Luciana Oliveira




Uma vez uma pessoa me disse que a melhor coisa do mundo é comer. Na época, eu era ainda uma adolescente e discordei. Hoje, já adulta, ainda não concordo totalmente, mas já sei que comida é sim uma das melhores coisas da vida. E não é só pelo ato de comer, ingerir algo saboroso, mas é uma experiência social e cultural.

 Nem sei exatamente quando fui fisgada pelo forno e fogão. O que lembro é que, quando criança, sentava na mesa da cozinha de minha avó materna e fazia uns biscoitinhos de goma em formato de bonequinhos. Anos mais tarde, assistindo ao programa de Ana Maria Braga, na TV Record, transformei minha família em cobaia com um certo bolo de beterraba e calda de chocolate. Eles disseram que gostaram. 

Mas tem o outro lado. Em 2002, comecei uma nova etapa de minha vida: faculdade de Comunicação Social (Rádio e TV). Entusiasmo, perdas familiares, desavenças, mudanças radicais e a faculdade ficou pelo caminho. Em 2010 voltei para a academia, dessa vez optando pelo Jornalismo, atividade que já exercia como assessora de comunicação e repórter de jornal impresso. 

Nesse meio tempo, não me esqueci das panelas.  Ao contrário, a gastronomia só ocupou mais espaço em minha mente, coração e computador. Vieram livros, experimentações, horas dedicadas a descobrir sites, blogs e pessoas interessadas nesse universo mágico que é a gastronomia. E como não dá para largar o Jornalismo de vez e nem me jogar de cabeça nas panelas, resolvi conectá-los. Assim, nasce um projeto antigo: o Letras & Panelas,  um espaço de investigação e descoberta que une a arte de cozinhar ao jornalismo, nomeadamente o cultural. O faro jornalístico em busca de aromas, texturas, sabores, cores, sensibilidades, técnicas e talento.


Por Érica Monique


Na antiguidade clássica o “pai da medicina”, Hipócrates, já dizia que “somos o que comemos”. De certa forma essa frase - que se tornou muito popular em consultórios de profissionais da área da saúde como forma de induzir pessoas a adotarem hábitos de vida mais saudáveis -  até tem a sua razão, visto que a alimentação que temos é refletida em nossa estética, saúde e quiçá em nossa personalidade. 

Preparar um alimento pode ser um ritual na cozinha e comê-lo, uma celebração à mesa. Não sou uma cozinheira nata – ao contrário de minha mãe que é uma “cozinheira de mão cheia”-, mas, como boa taurina que sou, sempre fui uma grande apreciadora de uma comida de qualidade.  Desde pequena sou curiosa, não me refiro apenas à culinária, mas a inúmeros aspectos da vida. Quando criança, queria aprender a criar pratos e inventar as minhas próprias receitas.  Na fase adulta, ao ingressar na faculdade e ir morar sozinha, o que era diversão virou obrigação. Preparar as minhas próprias refeições é uma questão de “sobrevivência”. 

Ainda continuo admirando a gastronomia em seus inúmeros aspectos, sejam estéticos, culturais, históricos ou antropológicos, mas, entre experimentos, acertos e tropeços, cheiros, sabores e dissabores, eu prefiro a opção “comer” e “admirar” uma comida saborosa e bem servida -  feita por outras pessoas, de preferência. Hoje vejo que sou muito mais amante da boa comida do que da manipulação e preparação de alimentos.

Entre idas e vindas da vida acadêmica, pessoal e profissional, meu interesse pela comunicação me fez ampliar a visão a novos campos do saber. A gastronomia, muito mais que uma manipulação de alimentos, surge como uma forma de entendimento da dinâmica social. Nesse quesito, o Letras & Panelas - inicialmente idealizado por Luciana Oliveira, uma amante da arte gastronômica, e reformulado por nós, enquanto colegas do curso de Comunicação, para disciplina Jornalismo Digital - destacou um ponto em comum entre as duas: a grande afinidade de ambas pelo Jornalismo Cultural.

Assim, o Letras & Panelas, com uma abordagem descontraída acerca da gastronomia, pretende alcançar não só pessoas ligadas diretamente à culinária, como, também, “semi-leigos” (como eu). Entre receitas, comunicação, cultura e história, o amplo universo que envolve a gastronomia será abordado para todos que, acima de tudo, querem unir uma boa comida, um papo descontraído e muita  diversão.  

Sejam bem vindos ao Letras & Panelas!

Um comentário: